Spine Quiropraxia. Ricardo Velho
Olá..
Fico realmente realizado em poder divulgar e trabalhar com Quiropraxia! Afinal quem já não conviveu com uma dor incomodativa nas costas ou até mesmo um mau jeito que parecia nunca melhorar? Sinal de que algo está errado.
Consultar o Quiropraxista é o seu remédio! Ou melhor a solução e a prevenção.
A Quiropraxia é uma arte que explora o tratamento por meio de ajustes nos desalinhamentos ósseos, e articulações restabelecendo a mobilidade principalmente na coluna vertebral .
Acredita-se que o cérebro, em suas condições normais, por meio dos nervos que saem da medula espinhal, tem a função de controlar todos os sistemas e funções do nosso corpo, de fato.
Porém, por algum mau hábito, trauma, má postura, defeito articular ou acometimento muscular, tais segmentos articulares ou vértebras acabam inflamando, sinal químico por um problema mecânico podendo gerar dor por compressão neural e perda de informação medular.
Essa é a chamada subluxação quiroprática, ou complexo de subluxação que desencadeia todo um processo inflamatório local resultando em restrição de movimento e até desvios posturais.
É claramente diferenciada de um caso de luxação onde a articulação sai do seu eixo de translação e tal diagnóstico necessitaria o tratamento adequado.
Além disso, o profissional graduado em Quiropraxia se qualifica mais de cinco anos para poder fazer uma precisa e completa análise do sistema neuro-músculo-esquelético a ser tratado.
Assim, depois de uma desenvolvida avaliação, testes ortopédicos e o auxílio de aparelhos como o raio X e o posturógrafo, determinar em graus, o tamanho do seu problema e em instantes, se possível, usar a técnica correta para dar o empurrãozinho que faltava para sua saúde ficar em dia.
Uma ciência, uma arte, uma honra, inteligente,e simplesmente não invasiva.
Spine Chiropractic, Ricardo Velho
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Os 3 tipos de pisada.
Qual é o seu tipo de pisada?!
A sola do seu calçado favorito pode responder! Ou o desgaste aparente nela.
Porém se quiseres um diagnóstico top conheça a BAROPODÔMETRIA - Avaliação Computadorizada dos Pés
O Baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.
Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.
Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.
O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:
A postura do paciente na posição estática, ou seja, em pé parado;
Disfunções funcionais de equilíbrio e estabilidade;
Divisão das cargas corporais em condições ortostáticas e alterações da pressão exercida;
Análise dinâmica da marcha e sua distribuição da cargas durante o passo;
Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
Detecção das áreas de risco do pé;
Auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas;
Detectar alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna;
Diferença de comprimento dos membros inferiores;
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Áreas ou sintomas e suas Raízes Nervosas
Otimização do funcionamento Neural é tratamento!
Onde há Subluxação, há Estenose (compressão da informação Neural)..
Pense você mesmo!
A relação entre o possível Local ou Sintoma onde desconfias de algum mau.
E se há sinais de subluxação como dor, rubor e restrição a nível daquela inervação.
Ex. Dor em C1(cervical alta) = Insônia. Resfriados. Hipertensão arterial. Enxaqueca.
Dor em C2 = Sinusite. Surdez..
*As vezes a solução pode estar mais perto do que imagina.
📍O tratamento também tem obtido resultados satisfatórios no alívio de sintomas de pacientes em cuidados paliativos.
Spine Quiropraxia.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Saiba mais sobre as Patologias Ósseas..
DISCOPATIA DEGENERATIVA DO DISCO INTERVERTEBRAL
As vértebras da coluna são separadas por pequenos ”amortecedores” fibrocartilaginosos conhecidos como discos intervertebrais. Estes discos proporcionam suporte estrutural para a coluna e agem como um sistema absorvedor de sobrecargas criadas em determinados movimentos.
Segundo a visão da Quiropraxia, a ausência de movimento entre vértebras (subluxação) que se mantenha por muito tempo (anos), levam a uma deficiência de hidratação dos discos, já que estes, por não serem vascularizados, dependem diretamente dos movimentos entre os corpos vertebrais para sua nutrição e hidratação através de compressão e descompressão do disco.
Associado à idade (embora ocorra em jovens também), lesões repetitivas, posturas viciosas, etc. essa desidratação leva o disco a perder parte de sua densidade (massa de suporte) e acaba diminuindo sua espessura, o que faz com que os corpos vertebrais se aproximem um do outro reduzindo assim os espaços de saída das raízes nervosas (forame intervertebral), comprimindo-as e provocando dores irradiadas ao longo do corpo (pescoço, braços, tórax, lombar, pernas, etc) dependendo da raiz afetada.
A intensidade da dor pode variar de leve a severa e debilitante quando a pessoa fica em pé ou sentada, porém, em geral, essas dores diminuem na posição deitada, devido ao alívio provocado pela descompressão sobre as raízes nervosas afetadas, principalmente, na região lombar.
A persistência ou agravamento dessa degeneração, levam à formação de osteofitoses (bico-de-papagaio), abaulamentos, protusões e herniações dos discos intervertebrais.
ESPONDILOLISTESE
É uma condição na qual uma vértebra "escorrega" para frente (mais comum) ou para trás em relação à vértebra de baixo. Nesta patologia ocorre fratura da parte posterior da lamina (pars interarticulares). Este problema pode causar dor nas costas (nível lombar) e também dor nas pernas. A região mais afetada é a coluna lombar e principalmente os níveis L4/L5 e L5/S1.
Pode começar, muitas vezes, na adolescência por trauma ou por degeneração articular e aumenta durante a idade adulta à medida que o escorregamento se agrava.
Dependendo da gravidade do deslocamento da vértebra a espondilolistese pode ser classificada em:
- Grau I: onde ocorre um deslizamento de 25%;
- Grau II: deslizamento de 50%;
- Grau III: 75% e
- Grau IV: que apresenta deslizamento completo.
ARTROSE
É um processo degenerativo de desgaste da cartilagem articular, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo os joelhos ou os pés. Também é produzida por efeito da diminuição do líquido sinuvial articular por conseqüência de subluxações, acarretando menor lubrificação o que favorece o atrito e desgaste articular.
Esta disfunção é vinculada, também, ao envelhecimento das articulações. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer de forma precoce como conseqüência de traumatismos, esteróides you problemas congênitos que afetem a articulação.
Em geral, o envelhecimento e a sobrecarga da articulação fazem com que a cartilagem se desgaste e perca agilidade e elasticidade. Os sintomas são a dor e a limitação da função articular e do movimento, pelo fato das superfícies articulares, em vez de estarem acolchoadas pela cartilagem, tornam-se rugosas e atritam-se.
A artrose apresenta uma dor sentida depois de utilizar a articulação, em geral, é uma dor vespertina e é aliviada com repouso. A pessoa pode levantar dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que dificulta o início dos movimentos. Porém, em alguns minutos ou na primeira hora a rigidez desaparece e a pessoa pode se movimentar normalmente.
ARTRITE
É uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, denominando-se poliartrite. Desvinculada da idade, pode aparecer inclusive na juventude. Existem distintos tipos de artrite, uma delas é a reumatóide. Esta enfermidade compromete o estado geral da pessoa, produzindo abatimento, cansaço e perda de peso. Produz ainda inflamação, tumefação e avermelhamento da articulação. A dor é contínua inclusive em repouso e a pessoa levanta com rigidez que permanece por mais ou menos uma hora.
ESCOLIOSE
Quando vista por trás, a coluna vertebral deve ser reta.
Escoliose é uma curvatura na coluna vertebral, para qualquer um dos lados, freqüentemente surge na infância ou na adolescência.
Há dois tipos principais da escoliose:
GRUPO 1 - Escolioses não estruturais: é mais correto chamá-las de "atitude escoliótica da coluna vertebral" ou falsas escolioses. São curvaturas reversíveis ou mesmo curvaturas temporárias.
- Escoliose Postural: ocorre devido a várias posturas e não apresentam alterações ósseas.
- Escoliose Compensatória: é aquilo que ocorre, por exemplo, devido a um encurtamento real de uma perna ou defeito no quadril.
- Escoliose antálgica: é aquela curvatura lateral que se observa nas crises agudas de dor lombar ou como conseqüência de processos inflamatórios, onde ocorre a inclinação do tronco para o lado. Isso ocorre como defesa do corpo contra a dor.
GRUPO 2 - Escolioses Estruturais: são as escolioses verdadeiras.
- Escoliose Idiopática: são aquelas de causas desconhecidas. Cerca de 80 % das escolioses são idiopáticas.
A escoliose idiopática, de acordo com a faixa etária que acomete, pode ser classificada como: escoliose infantil (até 3 anos); escoliose juvenil (dos 3 anos até a pré-adolescência); escoliose adolescente (geralmente nas meninas).
- Escoliose Paralítica: ocorre como seqüela da poliomielite ou paralisia infantil, pós-encefalite ou paralisia cerebral.
- Escoliose Congênita: aquela que ocorre devido a malformações ou anomalias vertebrais. São as mais raras.
Como se descobre uma escoliose?
Descobri-la o mais cedo possível é essencial para que o tratamento seja efetivo. Como a coluna cresce até os 18-20 anos, se o problema não for corrigido ele piora a cada dia. Uma vez que a curvatura anormal já tenha se desenvolvido completamente, a correção, por qualquer meio, se toma mais difícil e complicações sérias são mais prováveis.
Se seu filho ainda não teve sua coluna examinada por um quiropraxista seria sábio fazê-lo antes que ele alcance os 12 anos da idade. Esse exame incluiria um exame físico detalhado, e se necessário radiografias.
"BICO DE PAPAGAIO" OSTEOFITOSE
Nome popular da osteofitose que é uma formação óssea anormal resultante de uma reação (defesa) do organismo a uma degeneração do disco intervertebral, que vai desidratando, ocorrendo com isso a diminuição do espaço intervertebral. Com a aproximação entre os corpos vertebrais, o organismo projeta cálcio nas extremidades ósseas do corpo vertebral produzindo uma ponte óssea conhecida como “bico-de-papagaio”, por ter semelhança na forma do bico dessa ave (facilmente visível em raio X ). O disco intervertebral entrando em colapso (degeneração) diminui a luz do forame intervertebral, onde passam as raízes nervosas produzindo a compressão dessas raízes. Essa formação óssea tem por objetivo diminuir a pressão sobre as raízes nervosas e fundindo um corpo com o outro antes da lesão dessa raiz. Muitas vezes, em função de vários outros fatores esses osteofitos são projetados em direção à própria raiz nervosa, o que nesse caso produz efeitos de dor relativas à essa compressão radicular. Inexiste qualquer relação entre tamanho e número de osteófitos com a idade do paciente e sintomas. Existem também os osteofitos divergentes (projeção de cálcio em oposição), em geral sem sintomas e ocasionados por hipermobilidade articular no conceito da Quiropraxia.
Instituto Matheus de Souza D.C.
Instituto Matheus de Souza D.C.
O que é uma Subluxação?!

O complexo de subluxação vertebral: Ocorre quando uma das vértebras da coluna perde seu posicionamento correto e começa a interferir no funcionamento normal do sistema nervoso. Uma vez que esta interferência é gerada, a comunicação entre o cérebro e o corpo será prejudicada, e automaticamente o corpo não funcionará de maneira adequada provocando indisposições ou até mesmo dor. (CID 10 M99.1)
Spine Chiropractic
Spine Chiropractic
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
O inicio da Quiropraxia.
No canto inferior direito Daniel David Palmer (Pai da Quiropraxia) 1845 -1913
No superior direito Bartllet Joshua Palmer (Filho e grande colaborador) 1882 - 1961
A esquerda um Jornal da Época, logo abaixo a University Palmer College in Davenport, Iowa. EUA
B. J. Palmer morreu em 1961, antes de ver a Quiropraxia transformar-se no maior sistema de cuidado da saúde não-medicamentoso nos EUA.
Spine, Quiropraxia Brasileira com Qualidade!
Os 33 Principios da Quiropraxia.
1º A premissa maior – Inteligência Universal está em toda matéria e constantemente lhes proporciona todas suas propriedades e ações, mantendo sua existência.
2º O significado da vida para a Quiropraxia – A expressão da Inteligência através da matéria é o significado de vida.
3º A união da inteligência com a matéria – A vida é necessariamente a união entre inteligência e matéria.
4º O triuno da vida – A vida é uma triunidade tendo necessariamente três fatores unidos: Inteligência, Força e Matéria.
5º A perfeição do triuno – Para se ter 100% de vida é necessário 100% de Inteligência, 100% de força e 100% de matéria.
6º O princípio do Tempo – Não há processo que não requeira tempo.
7º A quantidade de inteligência na matéria – A quantidade de inteligência para qualquer parcela de matéria é 100%, e está sempre proporcional à sua necessidade.
8º A função da inteligência - A função da inteligência é criar força.
9º A quantidade de força criada pela inteligência - A quantidade de força criada pela inteligência é sempre 100%.
10º A função da força - A função da força é unir Inteligência e matéria.
11º O caráter das Forças Universais – As forças da Inteligência Universal são manifestadas pelas leis da física; São inabaláveis e inalteradas, e não zelam pela estrutura da matéria.
12º Interferência com a transmissão das Forças Universais – Podem ocorrer interferências na transmissão das forças universais.
13º A função da matéria – A função da matéria é expressar a força.
14º Vida Universal – A força se manifesta pelo movimento na matéria; Toda matéria tem movimento e assim há vida universal em toda matéria.
15º Não há movimento sem aplicação da força – A matéria não pode ter movimento sem aplicação da força pela inteligência.
16º Inteligência na matéria orgânica e inorgânica – A Inteligência Universal dá força tanto para matéria orgânica quanto para inorgânica.
17º Causa e Efeito – Todo efeito tem uma causa e toda causa tem efeitos.
18º Evidência da vida – Os sinais de vida são evidencias da inteligência da vida.
19º Matéria orgânica – O material do corpo de uma ser vivo é matéria organica.
20º Inteligência Inata – Todo ser vivo têm uma inteligência de nascença com seu corpo chamada Inteligência Inata.
21º A missão da Inteligência Inata - A missão da Inteligência Inata é manter a matéria do corpo de uma ser vivo em organização.
22º A quantidade de Inteligência Inata – Há 100% de inteligência Inata em toda ser vivo que necessite dela, proporcionalmente a sua organização.
23º A função da Inteligência Inata - A função da Inteligência Inata é adaptar a Força Universal e matéria para uso no corpo, então coordenando todas as partes de um corpo para uma ação em benefício mutuo.
24º Os limites da adaptação – A Inteligência Inata adapta forças e matéria para o corpo tanto quanto possível sem infringir as leis universais. A Inteligência Inata também é limitada pelas limitações da matéria.
25º O caráter das Forças Inatas – As forças da Inteligência Inata nunca destroem ou prejudicam as estruturas nas quais ela atua.
26º Comparação das forças Universais e Inatas A fim de continuar o ciclo Universal da vida, as forças Universais são destrutivas e as Inatas são construtivas no que diz respeito à matéria.
27º A normalidade da Inteligência Inata – A Inteligência Inata e seu funcionamento estão sempre normais.
28º Os condutores das forças Inatas – As forças da Inteligência Inata operam através ou sobre o sistema nervoso no corpo dos animais.
29º Interferência com a transmissão das forças Inatas – Podem ocorrer interferência com a transmissão das forças Inatas.
30º A causa das Desfacilitação (desarmonia) -Iinterferência com a transmissão das forças Inatas causam desarmonia.
31º Subluxações - Interferência com a transmissão no corpo são sempre causadas direta ou indiretamente pelas subluxações na coluna vertebral.
32º O princípio da Coordenação – Coordenação é o princípio da ação harmoniosa de todas as partes do organismo, na totalidade de suas funções.
33º A lei de demanda e suprimento - A lei de demanda e suprimento existe no corpo em seu estado ideal; Metaforicamente a “centro de gerenciamento” é o cérebro, Inato é o “gerente” virtuoso, as células do cérebro são “atendentes” e as células dos nervos são os “mensageiros”.
Quiropraxia contribui para você adoecer menos!!

Estudos comprovam a liberação de substâncias imunológicas endógenas após o AJUSTE Quiropratico.
Substancias como:. Beta e Gama Endorfinas, Catecolaminas, Aumento dos Neutrófilos, ACTH, Íons de Magnésio e Cálcio.
Responsáveis por funções analgésicas e antiinflamatórias bem interessantes a todos nós, pois irão atuar no relaxamento e reabilitação daquela musculatura acometida.
Responsáveis por funções analgésicas e antiinflamatórias bem interessantes a todos nós, pois irão atuar no relaxamento e reabilitação daquela musculatura acometida.
Spine Chiropractic.
Obs. Vale lembrar também, que qualquer manipulação articular quando usada para outro fim que não seja remover a subluxação, não deve ser chamada de Ajuste.
Dor nas Costas?! Spine Chiropractic
De 100% de informação neuro funcional que sai da coluna, o sinal de DOR é um indicativo secundário, ou seja, antes de começar a doer o local em questão já teve por muito tempo disfunção, tentativa de cura e tentativa de adaptação. Por nossa sorte ainda podemos apelar para o sistema consciente. Consciente que dói.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Sobre o estralo na cabeça..
O que realmente acontece?
O ajuste quando é feito de maneira rápida e precisa, não gera crepitações, gera um aumento do espaço entre uma vértebra e outra. E o som não é nada além de um gás intersticial que preenche o vácuo criado no momento em que as articulações são ligeiramente separadas.
Spine Quiropraxia. RCV
O que é o ajuste?
Ajustes são manipulações terapêuticas realizadas gradualmente por Quiropraxistas para remover as Subluxações. Estes procedimentos eram em sua maioria manuais porém hoje em dia também existem algumas técnicas que utilizam-se de aparelhos como o: Activador e o Atlas Orthogonal que foram criadas apartir do mesmo intuito do ajuste muita velocidade e pouca amplitude.

Spine Chiropractic Ricardo Velho
Obs. Vale lembrar também, que qualquer manipulação articular quando usada para outro fim que não seja remover a subluxação, não deve ser chamada de Ajuste.
domingo, 19 de janeiro de 2014
O sistema nervoso é a chave para o incrível potencial do corpo de curar a si próprio.
Barlet Joshua Palmer.
Spine Quiropaxia
Como a tecnologia ajuda a quiropraxia cuidar da sua coluna.
Essa foto aqui mostra como um software de comp. e um Neurocalorimetro podem ajudar no seu diagnóstico.
Inclusive a pressão exercida pelo seu pé pode indicar desordens articulares.
Spine Chiropractic.
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
domingo, 12 de janeiro de 2014
Meus atletas..
Atletas de Alto Rendimento para garantir o melhor desempenho, precisam ir além do reforço muscular, precisam de toda amplitude do movimento concêntrico, ganhada a partir de alongamentos, ajustes articulares e treinamento correto! RCV.
Spine Chiropractic. Aguarda-os
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Você conhece Quiropraxia? = Do you know chiropractic? Dos EUA pro Brasil!
A Quiropraxia é uma arte manual que explora o tratamento por meio de ajustes nos desalinhamentos ósseos, principalmente na coluna vertebral.
Acredita-se que o cérebro, em suas condições normais por meio dos nervos que saem da medula espinhal, tem a função de controlar todos os sistemas e funções do nosso corpo, fato.
Porém, por algum trauma, lesão muscular, má postura, mau jeito, etc, tais vértebras acabam se posicionando errado, restringindo o movimento e comprimindo os plexos.
Essa é a chamada subluxação quiroprática, ou complexo de subluxação que desencadeia todo um processo inflamatório.
Além disso, o profissional graduado em Quiropraxia se qualifica mais de cinco anos para poder fazer uma minuciosa e diferenciada análise do sistema neuro-músculo-esquelético a ser tratado. Assim, com uma avaliação palpatória , uma certificação ortopédica e mais o auxílio de aparelhos como o raio X, determinar em graus, o tamanho do seu problema e em instantes usar a técnica correta para dar o empurrãozinho que faltava para sua saúde ficar em dia.
Uma ciência, uma arte, inteligente, indolor, e totalmente não invasiva.
Spine Chiropractic, Ricardo Velho
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Quiro no Esporte
Mantenha sua Saúde em dia esportista de qualquer idade, isso é crucial para sua melhor performance.
Assinar:
Postagens (Atom)